quinta-feira, 26 de março de 2009

Terra queimada!

Nos últimos dias o país arde num silêncio perturbador! As belas urzes cor violeta deram lugar ao negro; os tojos pintados de verde e amarelo tranformaram-se em paus pretos de indiscritível perturbação. Em Castro Laboreiro tudo mais escuro parece ... uma habitação reduzida a escombros. Tudo o fogo levou! A sua proprietária veste-se de negro como o seu coração. Nos seus 70 e muitos anos recomeçava mais uma vez a sua vida pastoreando as suas ovelhas e os seus novos cordeirinhos inadevertidamente a brincar no pasto. De um momento para o outro foram-se todos os pedaços de recordações de uma vida. Como será isto possível? Não haverá culpados? Certamente todos somos resposáveis (um/uma) uns mais que outros!

quinta-feira, 19 de março de 2009

Dia de São José!

Hoje a Igreja celebra a Solenidade de São José (homem justo) e por estas estas paragens (que também são Igreja) celebra-se na tradição e na memória de tempos idos. Celebra-se porque sim, mas porquê? Quem? Isso já é mais dificil explicar! Mas entre fazer e não fazer é melhor fazer, mesmo que as acções não sejam entendidas e por isso careçam de sentido. Celebramos São Jósé mas não sabemos o Credo, quer dizer, não sabemos o que professamos mas professamos. É assim! Louvado seja Deus!
(Enquanto celebrava e rezavamos o pai-nosso dois cães pegaram-se à porta da capela. Emediatamente a dona saiu, trouxe o cão (por sinal um bonito lavrador) para dentro da capela e fechou a porta. Dentro o cão pacificou-se e deixou o outro em paz (pois não, a porta estava fechada!).

quarta-feira, 18 de março de 2009

Inverneiras

Debaixo dos sombrios carvalhos Exala um odor frio, arrepiante Acumulam-se lá os orvalhos Deste tempo sufocante Tudo está enregelado, Já ninguém chora Porque no monte encurralado Já ninguém mora! Apenas a carqueja e o tojo De vida dão sinais No meio da neve e do gelo Lá andam os animais Entre o granito escuro Corroído pelo tempo Que é erguido muro Perante a fuga do vento.

Um desafio!

"A coerência da nossa própria vida é talvez o que melhor pode ilustrar o nosso pensamento." Edite Stein