domingo, 24 de outubro de 2010

Ecos de uma viagem a França

Convidados (eu e o Pe. Raul) para celebrar no dia 17 de Outubro em Nice para a comunidade portuguesa a festa de Nossa Senhora de Fátima pusemos pés (ou melhor, as rodas) a caminho lá fomos com muito gosto. Pelo caminho de ida e volta visitamos muitas aldeias e cidades, muitas regiões e alguns países (de passagem obviamente). Algumas fotografias:

domingo, 10 de outubro de 2010

Teresa de Lisieux

O mês de Outubro é o mês do Rosário, das Missões e de grandes biografias crentes, de grandes santos. Alguns textos  de Santa Teresa do Menino Jesus:

"Assim como o sol ilumina ao mesmo tempo os cedros e cada florzinha como se ela fosse única sobre a face da terra, assim Nosso Senhor se ocupa tão particularmente de cada alma como se não houvesse outras semelhantes" [p. 15].

"O coração de mãe compreende sempre o seu filho, mesmo que não saiba senão balbuciar" [p. 16].

"Há coisas que só o coração sente, mas a palavra e mesmo o pensamento não podem chegar a exprimir ..." [p. 38].

"Quando a caridade lançou profundas raízes na alma manifesta-se no exterior" [p. 219].

"Ah!,  o Senhor é tão bom para comigo que me é impossivel temê-l'O, concedeu-me sempre o que desejei, ou melhor, fez-me desejar o que me queria conceder" [p. 238].

"Quero passar o meu céu a fazer bem na terra" [p. 290].
[História de uma alma, Santa Teresa do Menino Jesus, Ed. Livraria A.I., Braga 1997]

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Diálogo cultural

No diálogo está o caminho do futuro ... da religião, da cultura, da política, da humanidade! Cada um de nós no caminho que trilha pode ser agente de aproximação ou de afastamento, de amor ou de ódio! No respeito pela diferença e no permanente diálogo entre o passado e o presente construímos o futuro. É assim que vejo a viagem como momento de conhecimento, de crescimento e de diálogo.


domingo, 3 de outubro de 2010

Trilho da Peneda

Algures entre a Bouça dos Homens e a Peneda ... o encanto do granito esculpido pelo tempo e o verde de urzes e giestas entrecortados pelo cantar dos pássaros!