quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dia de Portugal e das comunidades!

A 10 de Junho comemora-se o dia de Portugal, de Camões e das comunidades. Para muitos, apenas é mais um feriado nacional (este ano sem praia!). Mas o que será comemorar Portugal, Camões e as comunidades? Certamente que poucos pensam sobre isso (e sobre o quer que seja)! Pensar incomoda como, por estes dias, andar à chuva!
Acontece que Portugal é um país que faz parte da União Europeia (a ver pela abstenção das últimas eleições europeias pouco importa) que tem uma identidade, que poucos se importam de preservar porque agora tudo e nada é importante e ao fim de contas tudo é difuso e irrelevante!
Já nem falemos de Camões porque esse ainda mais desconhecido é e menos importa! Lá está, é um dos marcos que ajudou a construir a nossa identidade que se esquece. E memória para quê?
Quanto às comunidades, por esse mundo além, talvez se viva mais Portugal pela ausência e pela distância do que por cá!
Tudo isto é fruto de um doentio encolher de horizontes que nos leva a viver de forma moribunda a pequenez da nossa existência.
"Não vemos mais longe do que a ponta do nariz, quer dizer, mais longe do que as nossas fronteiras, a nossa região, a nossa cidade, a nossa família e, por fim, mais longe do que os limites do nosso corpo" (José Gil, in Portugal, Hoje - O Medo de Existir, pp. 53-54). Isto será alguma coisa, certamente; não no essencial mas no real do nosso existir é, infelizmente!

Sem comentários:

Enviar um comentário