segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Uma 'romaria' diferente no São Bento do Cando


A fotografia fala por si!!

2 comentários:

  1. Viva,
    São Bento do Cando é sem duvida uma das mais importantes Brandas e polo de cultura Serrana ancestral.

    Conhecida pelos forasteiros pela suas famosas novenas e festas em fins de Junho,onde à parte da devoção ao São Bento se realiza uma das mais importantes concentrações espontâneas de tocadores de concertinas e cantadores ao desafio,quase todos eles oriundos das diversas brandas e aldeias que circundam a Peneda.

    Conheço à muitos anos esta branda e parte da cultura destas gentes,simples humilde mas com grande sabedoria em relação a preservação de certos usos e costumes.Hoje as poucas casas são cobertas de telha e muitas tem aqueçimento,a capela"terreiro"e "carteis" foram alvo de forte remodelação e arranjo,mas não a muitos anos era possível ver telhados de colmo.
    Em dias de romaria atravessavam a Serra,a pé ou a cavalo,para a Novena,Gentes oriundas de Travanca,Sistelo,Lombadinha,Porto Cova,Avelar,Cabreiros,Lordelo,Carvelheda etc...
    Hoje pelo que me informei recentemente ainda continua a ser assim,a essência da Romaria está intacta...

    Muito mias haveria a comentar sobre estas Joias perdidas na Serra,como a Branda de Bosgalinhas,também ela ainda habitada e pouco conhecida,entre outras perdidas nos píncaros da Serra.

    Sr Padre,lanço lhe um desafio-Divulgue através deste Seu Espaço o que lhe vai na Alma em relação a estas culturas,sei que herdou uma enorme responsabilidade que foi o legado do falecido Padre Anibel Rodrigues,grande estudioso destas culturas e defensor acérrimo da raça Castro Loboreiro....muito mais havia a comentar....até breve,
    Abraço,
    João Dias

    ResponderEliminar
  2. Deplorável essa armação de ferro a abraçar tão lindo templo!!!! O IPPAR permite tal atentado???

    ResponderEliminar