domingo, 19 de abril de 2009

Reflexos da Visita Pascal!

No Domingo (Castro Laboreiro) e na Segunda (Castro Laboreiro/Lamas de Mouro) de Páscoa, como habitual, andei de casa em casa no Compasso Pascal, a levar a feliz notícia da Ressurreição. Em Castro Laboreiro de Portelinha aos Portos, do Rodeiro ao Ribeiro de Baixo as casas abriram as suas portas para receber a visita pascal. Em ambiente descontraído, eu, o Helder de caldeira e campaínha na mão, o Silvestre com a Cruz engalanada de belas flores e o Sr. Américo a conduzir percorremos ruas, caminhos e vielas contagiados, em alguns lugares, com a companhia de muitas pessoas que connosco levavam aos seus vizinhos as saudações e a lembrança de Jesus ressuscitado.
Muitas foram as imagens, os cheiros, os afectos que exprimentei por estes dias. Nuns lugares, vida e alegria, noutros, casas fechadas e em ruínas a transparecer tempos idos. Em determinados momentos imaginei todos os lugares cheios de vida e de gente. Mas não é assim e não voltará a ser certamente.
Caminhamos para a frente e não para o passado mas importa perceber e preservar o passado como memória colectiva que funda e fundamenta uma comunidade. Não nos fiquemos por tradições sem sentido mas procuremos as razões que fundamentam as tradições; só assim fará sentido mantê-los e talvez adaptá-las às nossas circunstâncias e realidades. Importa manter a memória colectiva como caminho de identificação e de crescimento contínuo com base no conhecimento das nossas raízes e nunca como amarra ao passado que não deixa caminhar para o futuro. Feliz Páscoa!

Sem comentários:

Enviar um comentário