sábado, 20 de fevereiro de 2010

R: Quaresma/jejum/abstinência

"entao senhor padre..quero outro post, eles me inspiram e relaxam :) já agora, senhor padre estou mt inquieta ...em dia de cinzas ... devo de comer marisco e uma boa lagosta, ou caio em pecado? é que no dia de jejum (aqueles que não se podem comer carne) eu tenho este habito, para não cair na fraquesa .... uma boa mariscada e uma boa lagosta .... que se deve afinal comer nestes dias de jjejum, que antecedem a pascoa?" [anónimo/a] Vou tentar responder-lhe de forma clara! Também, vou tentar não ser irónico para não ir na linha das perguntas. Só magoa quem ama! Só trai quem ama! Sé quem ama se pode sentir triste e magoado quando é traído e posto de lado! 1) O PECADO é tudo aquilo que nos afasta de Deus e do próximo. Seja o que for ... depende do grau de proximidade o consequente afastamento provocado pelo pecado. Isto da parte do ser humano para com Deus porque Deus está sempre próximo, presente e de braços misericordiosos para acolher. Aqui entra a dimensão da liberdade, que já falamos anteriormente. 2) JEJUM - a Igreja convida os fiéis a jejuar (privação total ou parcial)na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. Ao jejum junta-se a abstinência durante as sextas-feiras da Quaresma. O crente bem formado e consciente acolhe estas indicações e sabe lê-las. O não crente não quer saber delas! O jejum e a abstinência não estão restritos à comida! A Igreja recomenda aos fiéis que se abastenham, jejuem e pratiquem a caridade com o que economizaram. Logicamente não faz sentido não comer um bife e comer uma lagosta. Mas também não faz sentido não comer carne e comer um peixe que se gosta muito. O sentido da abstinência está na privação de algo em favor de alguém (do próximo ou de Deus). A abstinência pode ser, por exemplo: de café, de tabaco, de ver tv, etc. A abstinência tem que implicar a pessoa interiormente. Se não vi tv posso dedicar esse tempo a alguma coisa em que me ando a descuidar e que devia ter prioridade. Não se trata de não fazer mas de deixar de fazer para poder fazer outra coisa. 3) QUARESMA - é o tempo que antecede a grande festa dos cristãos - a Páscoa da Ressurreição. É tempo de deserto - deixar de lado tudo o que é acessório e centrar-se no que é fundamental. Tempo para possibilitar a mudança e a conversão - no sentido de dar o lugar cimeiro à relação com Deus. O grande PROBLEMA é que a maior parte das pessoas não estão habituadas a pensar a vida, a política, a religião, seja o que for. E a Quaresma é o tempo para pensar tudo isso, nomeadamente a relação com Deus. Decidir o que comer nas sextas-feiras da Quaresma dá que pensar. Pensar precisa-se! Espero ter ajudado!

3 comentários:

  1. Sim, ajudou muito! eu pensei que só caía em pecado quem ingeria carne afinal estava enganada...e a partir de agora, vou levar as suas recomendações À risca! ... um amigo meu desmaiou porque comeu um pedaçinho de salame fatiado, e disse que estava em pecado mortal...agora posso ir proferir as suas palavras. Afinal, porque ele se esqueçeu k supostamente nakele dia não podia comer"carne"-tal como o tinham ensinado na catequese ...

    Ora bem, é o que eu digo o seu blog inspira-me adorei especialmente esta frase "Só magoa quem ama! Só trai quem ama! Sé quem ama se pode sentir triste e magoado quando é traído e posto de lado!"

    Um muito OBRIGADO e bem haja pelas suas palavras!

    Posso sugerir uma coisa? Se quiser faça-o ou não, pk o blog é seu...que tal falar da igreja actualmente, na sua perspectivaa - o que está bem/mal - prós/contras (os tempos mudam, a igreja tambem...À uns anos atras o pecado era "comer carne" agora talvez devria ser o contrario " visto k o peixe esta mais caro"... já foi ao vaticano? qual é a sua paroquia(ao certo) quero ir assistir a uma missa dada por si?

    ResponderEliminar
  2. pode meter alguma foto no seu blogue? p'ra eu ver
    tem hi5?

    ResponderEliminar
  3. oi fiz penitencia nas quartas-feiras da quaresma,qual o dia q acaba minha penitencia? e eu posso comer apresuntado nos dias de penitencia/me de uma respostas

    ResponderEliminar