quinta-feira, 13 de maio de 2010

13 de Maio

Os olhares no dia de hoje centram-se em Fátima por ser 13 de Maio (aniversário da Aparição de Nossa Senhora) e por o Papa estar em Fátima.

Esta manhã acordei com sono mas entre um pão com manteiga, leite com café e mel li o texto proferido pelo bispo do Porto D. Manuel Clemente aquando da entrega do Prémio Pessoa 2009 em que ele faz uma análise sobre o 'ser português'. Texto fantástico emaranhado de citações do Padre António Vieira, um exemplo paradigmático do 'ser português'. Vieira diz que "sem sair, ninguém pode ser grande" porque a inveja imperra os olhares e os corações embrutecem diante das qualidades dos outros (será necessário acrescentar mais alguma coisa?).

Depois presidi às ladaínhas (assim conhecidas) ou rogações invocando o olhar dos santos e dos anjos sobre as sementeiras e os campos (no fundo sobre as vidas já que as sementeiras são poucas ou quase nenhumas). Avisei, mais uma vez, a Visita Pastoral do Sr Bispo e lembrei que não pedia para estarem ou não presentes porque a fé não depende desta ou daquela pessoa, deste ou daquele penteado, deste ou daquele sorriso mas de Jesus Cristo.

Celebrei em louvor de Nossa Senhora de Fátima apresentando-A como Mãe da humanidade, Mãe dos crentes e esperança para todos porque nos encaminha para Jesus Cristo.

Almocei com jornalistas do Diário do Minho que vieram fazer uma reportagem sobre o Santuário de Nossa Senhora da Peneda.

Visitei as obras da Capela da Sra do Numão, um dos locais mais bonitos de Castro Laboreiro, que brevemente terá uma Capela digna desse nome!

Um cura da aldeia num 13 de Maio! Louvado seja Deus!

Sem comentários:

Enviar um comentário