sábado, 15 de maio de 2010

XV - Confirmação; Sacramento da maturidade cristã

Os Sacramentos são o ‘lugar’ ou ‘espaço’ de encontro com Deus de forma privilegiada num perpetuar da entrega de Jesus na cruz por amor à humanidade.

Maturidade

Maturidade tem a mesma raiz, a mesma origem que maduro; estar maduro é estar bom, saboroso; por exemplo: um fruto quando está maduro é quando ele é melhor. O Sacramento da Confirmação é o Sacramento da maturidade cristã – quando estamos bons, saborosos, preparados para viver a fé, no vigor da juventude.

Responsabilidade e maturidade cristã

Muitos cristãos baptizados e confirmados (crismados) vivem como se Deus não existisse. Muitos não cristãos perguntam: onde estão os verdadeiros cristãos? Há pessoas que se dizem cristãs e católicas e nunca entram numa igreja, nunca rezam. Ora isto é negar aquilo em que dizem acreditar.
Pelo Sacramento da Confirmação o cristão baptizado assume-se como cristão. A dificuldade, nos tempos de hoje, não está em assumir a Confirmação, está em assumir o quer que seja. “Se sou depressivo e não sei enfrentar a vida, a culpa é dos meus pais. Se não sei desenvolver as minhas capacidades, a culpa é dos professores. A Igreja é culpada de eu não ter gosto na fé. A sociedade é culpada por não poder encontrar a profissão dos meus sonhos” (Anselm Grün, A Confirmação, p.15). Esta atitude do ‘coitadinho’ não leva a lado nenhum. Todos são culpados e eu? Faço esforço? Tudo depende da atitude colocada nas situações. Hoje muitas pessoas não assumem responsabilidades perante si próprias e não estão dispostas a assumi-las ou a responsabilizar-se perante a sociedade, a comunidade ou a Igreja. O Sacramento da Confirmação é o Sacramento de assumir responsabilidades publicamente no sentido de se comprometer com Cristo e com a Igreja.
Depois da Morte de Jesus na cruz os discípulos ficaram baralhados, muitos foram embora; depois com a Ressurreição voltaram a reunir-se mas com medo; Jesus aparecia-lhes e tudo. Só perderam o medo e saíram para as praças a anunciar o Reino de Deus depois do Pentecostes (50 dias depois da Páscoa – podemos ler nos Actos dos Apóstolos 2, 2-4). O Espírito Santo deu-lhes força e consciência da responsabilidade que era continuar e divulgar a doutrina de Jesus. O Espírito Santo fazia-os falar, falava por Eles.
Do mesmo modo que os discípulos no Pentecostes receberam o Espírito Santo também nós recebemos o Espírito Santo quando somos confirmados na fé. O Sacramento da Confirmação faz-nos profetas e testemunhas de Jesus e da sua doutrina. O crismado como que é um novo Apóstolo para a Igreja e para o mundo.

Palavra de Deus

“De facto, todos os que se deixam guiar pelo Espírito, esses é que são filhos de Deus. Vós não recebestes um Espírito que vos escravize e volte a encher-vos de medo; mas recebestes um Espírito que faz de vós filhos adoptivos. É por Ele que clamamos: Abbá, ó Pai! Esse mesmo Espírito dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos de Deus, somos também herdeiros: herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, pressupondo que com Ele sofremos, para também com Ele sermos glorificados. É assim que também o Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza, pois não sabemos o que havemos de pedir, para rezarmos como deve ser; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. E aquele que examina os corações conhece as intenções do Espírito, porque é de acordo com Deus que o Espírito intercede pelos santos.” [Rm 8, 14-17; 26-27].

Questões:

Sentes a responsabilidade do Sacramento que vais celebrar? Explica como entendes ou o que entendes sobre o Sacramento da Confirmação.

Próximo encontro no dia 29 de Maio às 21h;

[Texto realizado para encontro de formação para a Celebração da Confirmação - Melgaço 2010]

1 comentário:

  1. gostei muito deste artigo que escreveu padre cesar maciel. continue sempre a escrever artigos bons como este utlimo que publicou nestes dias. um bem aja pela coragem que tem para publicar esta tipo de artigos. nunca desista de os publicar digam o que disserem a cerca do que escreve. força padre cesar maciel.

    ResponderEliminar