sábado, 12 de junho de 2010

XVI - A Celebração do Sacramento da Confirmação

“A Liturgia é simultaneamente a meta para a qual se encaminha a acção da Igreja e a fonte de onde promana toda a sua força.” [SC 10].

Importa, em primeiro lugar, dizer que a Confirmação faz parte do grupo dos Sacramentos da iniciação cristã, a saber: Baptismo, Confirmação e Eucaristia. Estes três Sacramentos não são actos isolados mas actos coerentes e complementares para o objectivo de conduzir à plenitude da vida cristã.
A Liturgia é o culto público que uma comunidade presta a Deus, situa-se nesta perspectiva o Sacramento da Confirmação. Na Liturgia fazem-se ritos e usam-se símbolos muito ricos e significativos que importa ter presente. Vamos ver e reter os sinais e símbolos da Confirmação:

Bispo: este Sacramento é, geralmente, administrado pelo Bispo – os Bispos são os sucessores dos Apóstolos e tem como missão garantir a continuidade, a fidelidade e a unidade da missão recebida no dia de Pentecostes.

Terminada a homilia segue-se a renovação das Promessas do Baptismo ou Credo; o Bispo interpela os crismandos para que estes professem publicamente a fé em Jesus Cristo.

Imposição das mãos: significa a transmissão do Espírito Santo; o Espírito Santo desce para proteger e transformar as pessoas. [Já no Antigo Testamento significava a transmissão de um poder ou de uma força de Deus.]

Após as orações e imposição das mãos o crismando aproxima-se do Bispo e diz o nome, junto dele está o padrinho ou a madrinha.

Padrinho ou madrinha: para o ser tem que ter maturidade para desempenhar esta função; tem que ser católico e ter recebido os três sacramentos da iniciação cristã; tem que estar em comunhão com a Igreja.
“O padrinho apoia o confirmado para que possa manter-se firme. Dá-lhe força para arriscar a vida. É tarefa do padrinho colocar a mão direita sobre o ombro do confirmando. O ombro é uma zona de energia. A partir do ombro o guerreiro lança a flecha” [A. Grun, A Confirmação, p. 34].

Unção ou crismação: é o centro, o rito essencial da Confirmação. [O crisma é uma mistura de azeite de oliveira e de bálsamo (composto de resinas de odor agradável de várias plantas) consagrado pelo Bispo na Quinta-feira Santa.]
“O crisma deve difundir a perfume do amor de Cristo, impregnar os jovens com o perfume de Cristo, conferindo-lhe algo da irradiação amorosa de Cristo” [A. Grun, A Confirmação, p. 34]. “Tal como o perfume penetra no corpo e em seguida expande a sua fragrância, assim também o Espírito enche o coração do confirmando e em seguida se expande através dos seus dons …” [AV, Difusora Bíblica, p. 58].
O Bispo faz o sinal da cruz na fronte do crismando com crisma (azeite e bálsamo), a partir deste momento o crismando passa a crismado, torna-se ungido (escolhido) do Espírito Santo, comprometido com Jesus Cristo.

Breve esquema da celebração: esta celebração tem (se podemos dividir) três grandes partes, a saber: Liturgia da Palavra; Liturgia do Sacramento da Confirmação; Liturgia Eucarística.

Senhor
Fomos baptizados no teu Espírito
E a sua força veio sobre nós.
Ele pode conduzir-nos
Até às extremidades do mundo.
Concede-nos que não nos fechemos
No medo ou na indiferença
Nem apaguemos em nós este fogo.
Deixa que a sua força brilhe em nós
E iremos, aonde Ele nos envie,
Renovar a face da terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário