domingo, 26 de abril de 2009

O 25 de Abril visto hoje!

Em Portugal, o 25 de Abril carrega sobre si muitos sentimentos, muitos gestos, muitas memórias; nem todos se conjugam ou encontram e é nesta encruzilhada que todos vivemos.
A semana passada visitei o Alentejo e, em tudo quanto era canto, havia referência ao 25 de Abril como libertação. Consoante ia vendo e revendo os programas festivos, os cartazes alusivos e observava os rostos de quem passava mais me convencia de que essa 'dita libertação' tinha sido um fracasso. Mas afinal, a partir daí as pessoas não podiam dizer e fazer o que queriam? Podiam até certo ponto! O problema foi que o entusiasmo e o idealismo do pré 25 de Abril morreu poucos dias depois de ter sido concretizado.
A mudança nunca se opera começando por fazer o mesmo que os outros nos fizeram a nós nem com a mudança desmedida de monopólios. A mudança constroi-se com o perdão que regenera e faz raiar uma nova manhã. É essa nova manhã de esperança e de compromisso responsável que todos deveriamos procurar construir. O nosso problema é que vivemos e alimentamos a inveja e pouco fazemos para levantar as amarras do nosso barco preso ao cais e partir para novas aventuras. O sonho e o ideal morreu e apenas resta um arrastar-se agonizante de um país que se ocupa com o inútil e o fútil salpicado, poucas vezes, com momentos de lucidez de poucos que caminham com rumo.
Aproveitemos o que o 25 de Abril de 1974 nos deu e tenhamos coragem de cortar as amarras que nos prendem e caminhemos em direcção ao futuro.

1 comentário:

  1. O 25 de Abril trouxe alegria a muitos, que teriam de trabalhar,no privado que tanto invocam mas não vão para lá, ali não há mama para ninguém, mas em contra partida lançou o país na miséria, no abandono na tristeza, optou-se pela politica de saque quem poder, eles apenas se revesam e lutam apenas por isso,tudo gira á volta do orçamento quer no activo ou depois de sair com o caminho entretanto preparado .

    ResponderEliminar