quarta-feira, 29 de julho de 2009

O 1º aniversário Sacerdotal

No dia 27 comemoramos (eu, o Pe Arcélio, o Pe Nelson e o Pe Rui) um ano de Ordenação Sacerdotal. Já passou um ano! Num ano nós passamos pelo tempo e o tempo passa por nós; podemos sair derrotados (pelo tempo) ou vencê-lo tendo horizontes de esperança. E neste primeiro, ano como Sacerdote ao serviço do Povo de Deus, muitas vezes fui vencido pelo tempo e muitas mais venci o tempo abrindo novos caminhos cheios de esperança e de confiança no amor de Deus.
Num ano pude sentir a proximidade e a distância; a unidade e a dispersão; o apoio e falta dele; por parte das pessoas, dos colegas e até dos superiores. Mas mesmo quando chove encontramos capacidade para aguardar e acolher com esperança o raiar do sol!
Se o ano passado fomos ordenados na Sé Catedral cheia de pessoas, amigos e sacerdotes este ano celebramos juntos nas pequenas comunidades do Ribeiro de Baixo e de Cima em Castro Laboreiro. Poucas pessoas, uma capela simples mas o mesmo mistério da Eucaristia.
Neste ano sacerdotal temos oportunidade para encontrar caminhos de amizade e de sinceridade do ministério ao serviço do Povo de Deus.
Recordo o lema do nosso ministério: "Nós trazemos em vasos de barro o tesouro do nosso ministério, para que se reconheça que um poder tão sublime vem de Deus e não de nós" (2Cor 4,7).

Sem comentários:

Enviar um comentário