quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O cozer do pão na Ameijoeira

O cozer do pão de centeio e trigo, no forno comunitário, ainda é uma realidade em Castro Laboreiro. Estes dias passava no lugar de Ameijoeira, em plena raia, quando vi o fumo a sair no forno comunitário. Parei para tirar fotografias e para conversar. As senhoras Zulmira, Angelina, Brazelina e Sara preparavam-se para cozer o pão. Estavam a cortar giestas e urzes para aquecer o forno enquanto que outras deitavam farinha e preparavam a massa em 'boroas' para ir ao forno. Pouco tempo depois já saía o 'bolo' (pequena 'boroa' que se coze antes que as outras) do qual me ofereceram e com o qual me deliciei: quente, macio e fofo ... que maravilha!
Noutros lugares (como na Ameijoeira) a tradição mantem-se e continuam a cozer o pão nos fornos comunitários de Castro Laboreiro; menos vezes, mas com o mesmo sabor e qualidade que perpassa gerações. Pena é que não seja em todos e que nem todos sejam preservados. Preservar para perpetuar a memória e a identidade de um povo.

1 comentário:

  1. Teria vontade de daqui do Brasil, ir até Castro, em Portugal, para ver tudo deste lugar. Heloia S. Bosseljon: Petropolis RJ Brasil.Tudo muito interessante....

    ResponderEliminar