quarta-feira, 29 de julho de 2009

O 1º aniversário Sacerdotal

No dia 27 comemoramos (eu, o Pe Arcélio, o Pe Nelson e o Pe Rui) um ano de Ordenação Sacerdotal. Já passou um ano! Num ano nós passamos pelo tempo e o tempo passa por nós; podemos sair derrotados (pelo tempo) ou vencê-lo tendo horizontes de esperança. E neste primeiro, ano como Sacerdote ao serviço do Povo de Deus, muitas vezes fui vencido pelo tempo e muitas mais venci o tempo abrindo novos caminhos cheios de esperança e de confiança no amor de Deus.
Num ano pude sentir a proximidade e a distância; a unidade e a dispersão; o apoio e falta dele; por parte das pessoas, dos colegas e até dos superiores. Mas mesmo quando chove encontramos capacidade para aguardar e acolher com esperança o raiar do sol!
Se o ano passado fomos ordenados na Sé Catedral cheia de pessoas, amigos e sacerdotes este ano celebramos juntos nas pequenas comunidades do Ribeiro de Baixo e de Cima em Castro Laboreiro. Poucas pessoas, uma capela simples mas o mesmo mistério da Eucaristia.
Neste ano sacerdotal temos oportunidade para encontrar caminhos de amizade e de sinceridade do ministério ao serviço do Povo de Deus.
Recordo o lema do nosso ministério: "Nós trazemos em vasos de barro o tesouro do nosso ministério, para que se reconheça que um poder tão sublime vem de Deus e não de nós" (2Cor 4,7).

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Fim de ano Catequético em Melgaço

No passado Sábado o Secretariado Arciprestal de Catequese de Melgaço promoveu uma Actividade de fim de Ano Catequético. A manhã começou com uma caminhada até à branda de Mourim (Parada do Monte) onde as crianças, os pais e os catequistas (cerca de 150) foram convidados a descobrir traços do Apóstolo Paulo.
Findo o almoço fizeram-se jogos tradicionais; a animação e a alegria foram uma constante. A meio da tarde celebramos a Eucaristia e assim terminou a ctividade.
Agradeço a todos os que aceitaram o nosso convite: às crianças, aos pais, aos catequistas e aos párocos; nomeadamente aos que prepararam e participaram na actividade.
Aqui fica a mensagem que deixei às crianças:
Ao terminar mais um ano de Catequese juntamo-nos para caminhar como São Paulo caminhou até Jesus. Na Catequese fazemos caminho ao encontro de Jesus e Ele está sempre de braços estendidos para nos acolher e abraçar. Neste tempo de férias, que começamos, não nos podemos esquecer de Jesus. Alguém se esquece do melhor amigo? Claro que não! Então, durante as férias, vamos fazer festa com Jesus participando na Eucaristia. E depois de brincar, brincar, brincar, estaremos de volta para caminhar lado a lado com Jesus na Catequese. Obrigado(a) por seres amigo (a) de Jesus!
Boas férias

sábado, 4 de julho de 2009

Amanhece no Cando

Ao som das 4:30 da manhã levantei-me, que violência! Mas tinha que ser para poder estar acordado para celebrar a Novena no Cando às seis da manhã.
Um nevoeiro cerrado dificultou o percurso de Castro Laboreiro ao Cando e quem sofreu foi o carro de buraco em buraco.
Enquanto celebrava pude ver o nascer do sol e lembrei-me dos primeiros cristãos que ficavam a noite de Páscoa em vígilia e celebravam a Eucaristia ao nascer do sol, ao cantar do galo.
A capela cheia de gente acordada ouvia e celebrava com atenção.
Finda a celebração voltei a Castro ... o nevoeiro levantava-se, o orvalho derretia e por entre a neblina e o sol comiam os cavalos e os potros, as vacas e os bezerros e voavam lindos pombos bravos cheios de omponência. Assim amanheceu no Cando.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

São Bento do Cando

São Bento nasceu em Núrsia (centro de Itália) pelo ano 480 e morreu a 21 de Março em Montecassino decorria o ano de 546 ou 547. São Bento é o Patriarca dos Monges do Ocidente, é fundador da Ordem Beneditina, Patrono da Europa e um grande Santo de e para toda a Igreja. A sua obra mais conhecida é A REGRA na qual compilou um código vertido do Evangelho para ajudar, nomeadamente, os monges a caminhar para a perfeição e para a santidade. A ‘veranda’ ou ‘branda’ do Cando na Paróquia da Gavieira tem como patrono São Bento, mais conhecido por São Bento do Cando. Este lugar altaneiro da Freguesia da Gavieira acolhia os beneditinos que passavam a pé entre a Abadia de Amares e o Mosteiro de Fiães (Melgaço). Os Monges Beneditinos terão construído aqui uma pequena ermida à qual afluía e aflui muita população. De tal forma que se tornou numa das capelas de maior romaria desta região nomeadamente por altura da Novena e festa de São Bento, que estes dias inicia. Novena de 2009 3 de Julho, 20h – Eucaristia e Reflexão: O que é fazer uma novena? Eu Creio – Nós Cremos (CIC nºs 1-5); 4 de Julho, 6h – Eucaristia e Reflexão: Deus vem ao encontro da humanidade (CIC nºs 6-24); 5 de Julho,20h – Eucaristia e Reflexão: A resposta da humanidade a Deus (CIC nºs 25-32); 6 de Julho, 6h – Eucaristia e Reflexão: Creio em Deus Pai (CIC nºs 33-78); 7 de Julho, 20h – Eucaristia e Reflexão: Creio em Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus (CIC nºs 79-124); 8 de Julho, 6h – Eucaristia e Reflexão: Jesus Ressuscitou ao terceiro dia e a nossa Ressurreição (CIC nºs 125-135;202-217); 9 de Julho, 20 h – Eucaristia e Reflexão: Creio no Espírito Santo (CIC nºs 136-146); 10 de Julho, 11h Eucaristia e reflexão: Creio na Igreja Católica (CIC nºs 147-196); 21:30h Procissão de Velas e Reflexão: Maria Mãe de Cristo, Mãe da Igreja (CIC nºs 94-100; 196-199); 11 de Julho, 11h Eucaristia da Festa, Reflexão: São Bento e a encarnação do credo cristão numa vida concreta; o ser cristão hoje;
Uma das quadras usadas na Novena: 'São Bento benditíssimo De coração a vós clamo Valei-me em minhas angústias, Bem sabeis quanto vos amo.'